Pages

Ads 468x60px

19 de agosto de 2009

O nosso barril de cada dia

Diógenes, de John William Waterhouses, mostrando sua lâmpada,
seu barril e as cebolas das quais ele se nutria.


Cada dia que passa eu gosto mais de Diógenes de Sínope ! me vejo bem próximo de toda aquela “ maluquice” que de loucura não tinha nada! não quero nem de perto dizer que estou me comparando a ele, mas acontece que eu invejo seu cinismo, queria também as vezes viver em um barril e me lixar para o resto do mundo! Viver na realidade que eu escolher, acreditar no que eu quero sem me deixar levar pelas idéias das outras pessoas. Isso é muito legal! E se você parar para pensar é a verdadeira liberdade! Quero também as vezes ficar livre de tudo isso que nos rodeia e se possível esquecer o mundo.

Provavelmente, Diógenes foi o mais folclórico dos filósofos. São inúmeras as histórias que se contavam sobre ele já na Antigüidade. Dizem que ele levou ao extremo os preceitos cínicos de seu mestre Antístenes. Foi o exemplo vivo que perpetuou a indiferença cínica perante o mundo. Desprezava a opinião pública e parece ter vivido em um barril. Seus únicos bens eram um alforje, um bastão e uma tigela (que simbolizavam o desapego e auto-suficiência perante o mundo), sendo ele conhecido como o filósofo que vivia como um cão. Diz a lenda que um dia Diógenes estava em paz no seu barril, quando chegou Alexandre ( o Grande) que sensibilizado pela condição do filósofo foi até ele, ao se aproximar de Diógenes que estava pegando um sol, acontece que Alexandre se aproximou tanto do filósofo que sua sombra se projetou sobre Diógenes ...

- Diga, tem alguma coisa que posso fazer por você?

Diógenes olhou para cima viu o grande general Alexandre, alí em pé falando com ele, então respondeu:

- Você pode sim! Saia da frente do meu sol !!!!

Isso que é coragem! Muitos estudiosos interpreteram essa resposta de forma mais profunda e acredito que realmente não foi apenas engraçado, tinha algo que estava além do que aparece, não tenho dúvidas disso, também quero poder observar o sol e me apaixonar pelo simples! Não acho que Diógenes fosse apenas isso, dizem que ele tinha mesmo um grande desprezo pela humanidade, mas eu duvido!

Por isso vou gastando esse meu espaço aqui para escrever tudo o que penso tudo o que quero, aqui é meu barril, onde posso fazer quase tudo, sem me importar com as criticas, e mesmo sabendo que ninguém vem aqui, continuo escrevendo, e tentando de dentro dessa pagina, achar graça da vida e das pessoas...e onde é o seu barril?

No meu tempo...



Hoje foi aquele dia em que me olhei no espelho e finalmente percebi que to ficando velho! Eu sei que isso é perfeitamente normal e se não aconteceu contigo ainda, pode apostar que vai acontecer! Mas mesmo assim é chato! Você fica se perguntando um monte de coisas e sem mais nem menos sua cabeça te enche de duvidas,medos e frustrações como se elas nunca estivessem estado ali, ou melhor, estavam esperando justamente por esse momento. Até ontem eu me achava super maneiro, e de um dia para o outro virei aquele “tiozão” sem noção! Sabe como é? Daqueles que vão as festas com roupinhas esquisitas e fica flertando com as menininhas dançando no meio da meninada e todo mundo sabe que tem alguma coisa estranha lá mas ninguém sabe o que é, entendeu? Não que eu tenha feito isso, mas se não fosse por esse despertar, bem que daqui a uns anos estaria fazendo!

Dizem por ai, que depois dos trinta o homem começa a perder o “ângulo” se é que você me entende, mas quanto a isso, posso garantir que ainda não aconteceu comigo! Ok, isso fica estranho quando dito por mim, mas nenhuma moça que me conheceu mais de “perto” quis gravar um vídeo pra eu colocar no youtube confirmando o que digo, portanto vocês terão que acreditar na minha palavra.

Estou ficando careca, quer dizer, já estou!! No inicio pensei comprar aquele spray que pinta a parte sem cabelo, mas depois de me imaginar chegando em alguma festa com tinta escorrendo pela blusa a fora, ou pior, manchando o sofá alheio, logo após eu levantar, me fez mudar de idéia. Me aconselharam implante mas também achei estranho, saio de casa careca e volto com um tufo no alto da cabeça, fingindo que ta tudo normal, e que aquela mata mal aparada lá em cima sempre esteve lá, realmente não dá! Por fim, resolvi me acostumar com minha careca, e pensando bem, ela é melhor que essas soluções, Questão de dignidade mesmo.

Outra coisa interessante, é que quando você está nessa fase de fossilização é justamente quando a natureza conspira e coloca no seu caminho todas as festas mais descoladas do universo, é como se fosse uma forma de mostrar muito sutilmente que você já não é mais o mesmo. Que ta na hora de fazer coisas mais produtivas do que ficar saindo para balançar o corpo já cansado de guerra! E se a seleção natural não falhar, tenha certeza que aquele infarto fulminante virá logo após aquela sua tentativa de acompanhar a musica do momento ( putz! Até essa coisa de “musica do momento” é coisa de velho), mas o pior que é verdade!

Não vou nunca falar que no meu tempo era melhor, porque sempre que ouvia isso, me sentia um lixo! Prometo que meus netos não vão ouvir nada disso, não vou contar nada de mirabolante que me aconteceu na juventude, até mesmo, porque nada aconteceu de tão incrível, também não vou reclamar da musica alta, nem dos filmes, só me reservo o direito de criticar a televisão, coisa que já faço, e se eles resolverem me colocar em algum asilo, também não vou aparecer nesses programas de domingo procurando por ninguém.

Mas no fundo sempre fui meio velho de espírito mesmo e agora que a idade vem chegando é só uma complementação natural, mas não tem problema, envelhecer também deve ter seu lado bom, e como sou muito preguiçoso para reclamar dessas coisas acho mesmo que vou comprar uma palavra cruzada e já ir treinando, sei que estou exagerando mas como meu avô dizia :” o seguro morreu de velho” OPS!!!